A aplicação do RPA acresce de diversas formas a produtividade diária de qualquer empresa. Afinal, a automação de tarefas se tornou extremamente vantajosa em casos de operações simples e rotineiras, e ao mesmo tempo fundamentais para o andamento dos negócios.
Não é à toa que a consultoria Gartner prevê para 2021 um crescimento de 19,5% do mercado de automação de processos em relação ao último ano. E que 90% das empresas de larga escala em todo o mundo deverão adotar mais RPA até 2022 para ter maior escalabilidade.
Isso porque o RPA tem provado a sua eficiência em processos manuais e intensos. Em uma companhia, por exemplo, o setor de Recursos Humanos é especialmente caraterizado por esse tipo de atividade, tornando maçante o trabalho dos profissionais envolvidos.
Entenda como o RPA beneficia as atividades dos gestores de Recursos Humanos
1. Assertividade
Um sistema automatizado garante maior agilidade e eficácia das atividades entregues, visto que o RPA dispensa esforços com ações repetitivas e grande probabilidade de falha humana.
2. Otimização do tempo
A agilidade oferecida pelo RPA tem reflexo direto na produtividade dos profissionais de RH, pois munidos de ferramentas de robotização, os gestores ganham tempo para se dedicarem a ações mais estratégicas.
3. Qualidade de entrega e redução de erros
Os bots são programados para execução fiel de atividades antes exercidas por humanos. Com a padronização desses processos, as taxas de erros são significantemente reduzidas e os resultados são precisos.
4. Maior desempenho profissional
O RPA proporciona organização, integração e facilidade dos processos comuns ao RH e, por isso, para quem está à frente desse setor, acompanhar as métricas e estabelecer quais são as prioridades se torna muito mais fácil com o auxílio de bots. O RPA pode ainda ser integrado aos sistemas legados da organização para interagir com dados e processos de outras fontes, trazendo uma visão bem mais abrangente para o gestor.
5. Simplificação de tarefas
O RPA é recomendável principalmente no apoio de serviços administrativos, com o objetivo de tornar mais fácil o dia a dia dos gestores de áreas. Para os profissionais do RH essa é uma tecnologia imprescindível para uma gestão eficiente de um setor que envolve tantas burocracias.
Mas afinal, o que é possível automatizar no RH?
Confira algumas sugestões do que automatizar no seu RH:
- Checagem de folha de pagamento
- Acompanhamento do registro de ponto e saldo de horas
- Validação de cadastro e admissão de novos funcionários
- Solicitação de acesso a novos colaboradores
- Rescisão do contrato de trabalho
- Bloqueio/Suspensão de acessos a colaboradores
- Consulta no Portal do Cidadão e e-Social
- Aquisição de vales refeição e alimentação
- Gestão de beneficiários de plano de saúde
- Conferência mensal de fatura de planos de saúde
- Validação da programação de férias
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