Automatização ou RPA: quem vence?

Automatização ou RPA quem vence
Automatização ou RPA quem vence

Costumamos dizer que automatizar processos é sinônimo de otimizar a gestão do tempo, pois concentramos esforços operacionais em softwares e aplicações digitais, assim como liberamos os times para executar tarefas mais importantes e estratégicas.

Mas como a automatização funciona na prática? Esse trabalho é feito com um software de automação projetado especificamente para incluir sistemas e responder roboticamente estímulos pré-determinados pela programação. Assim, as tarefas mais mecânicas são automatizadas, sem a necessidade de trabalho humano.

Um exemplo é o processo de vendas. No passado, era preciso criar em uma planilha de cadastros uma nova linha com os dados do comprador a cada nova compra finalizada. Isso acontecia tantas vezes ao dia que, inevitavelmente, deixava os funcionários cansados e propensos a errar no cadastro ou perder informações. Porém, com a automatização de processos, não importa a quantidade de vendas: o cadastro será sempre atualizado de forma programada e automática.

Já o RPA (Robotic Process Automation, em inglês, e Aumotação Robótica de Processos, em português) é uma solução de automação de processos. Ele permite que você e sua equipe transforme atividades repetitivas e manuais em processos mais rápidos e eficientes. 

O princípio dela é a utilização de robôs capazes de imitar ações que um ser humano executa em um computador, replicando-as tantas vezes quanto for necessário, com uma velocidade muito mais rápida e livre de erros.

Quais são os benefícios oferecidos pelo RPA?

  • Rápido desenvolvimento e implementação;
  • Precisão e qualidade;
  • Redução de erro humano;
  • Aumento da produtividade e motivação dos colaboradores;
  • Ótimo retorno sobre o investimento;
  • Significativa redução de custos.

O RPA preserva o trabalho das equipes de tarefas morosas e repetitivas, permitindo que os profissionais se dediquem à atividades que requerem o fator humano como diferencial.

E quais são as áreas de uma empresa que podem ser automatizadas?

No entendimento e na expertise da S2M, é possível automatizar qualquer área que possua processos recorrentes, lentos e manuais. Desta forma, sua equipe ganha tempo e aumentou-se a produtividade, implicando na elevação da qualidade de serviço.

Entender o que é automatização e saber investir na ferramenta certa para a otimização de processos é uma tendência cada vez mais utilizada entre as empresas. Por isso, não perca a chance de ganhar tempo, produzir dados confiáveis e colher frutos de uma gestão focada em um objetivo comum!

Para responder à pergunta inicial, é preciso entender o ambiente da sua empresa para propor a solução mais adequada: automatização ou RPA.

Por isso, conte com a assistência dos especialistas da S2M para melhorar seus processos internos da forma mais  assertiva e completa possível. A S2M tem uma área de processos de soluções de negócios para que a sua empresa alie a excelência operacional com a redução de custos. Em seus mais de 20 anos de mercado, é comprometida com a inovação. Assim, oferece o que há de mais moderno em tecnologia para apoiar projetos sob medida para atender a cada etapa da transformação digital.

Trabalhe com a gente!

Entre em contato com a nossa equipe. Temos a proposta certa para fornecer soluções de RPA para sua empresa! 

Últimos Posts

Se você possui alguma dúvida, sugestão ou deseja falar com o nosso time, não hesite em nos contatar.

Categorias

S2M Consultoria Synchro
s2m.com.br
Online

Fale com a gente pelo WhatsApp

;