Cada vez mais ativo e reconhecido no mercado, o Gerente de Projetos (GP) tem uma carreira promissora. Mas você saberia dizer quem é esse profissional e quais as competências necessárias para exercer essa função? A S2M, sim. E ainda te explica como é possível reduzir custos com Gerente de Projetos.
Ao contrário do que muitos pensam, o GP é um profissional que não precisa ser formado em uma área específica e nem ter domínio técnico na área de atuação. Entretanto, é recomendado ter suas habilidades certificadas para poder transmitir confiança e credibilidade aos potenciais empregadores.
O Gerente de Projetos possui um papel mais estratégico dentro de uma organização – seja empresa ou órgão governamental -, organizando, coordenando e executando seus projetos. Ele também precisa ter uma visão integrada de todos os elos de um projeto para poder avaliar quais as melhores decisões a serem tomadas.
De acordo com a entidade internacional referência em gestão de projetos, o Project Management Institute (PMI), os Gerente de Projetos são agentes de mudanças e precisam ter como objetivo a inspiração de determinado propósito entre os colaboradores. Por isso, é exigido desse profissional o fator humano, ou seja, habilidades que farão a diferença entre o fracasso ou o sucesso.
Entre as funções principais, estão:
- Gestão de integrações dos projetos;
- Gestão de escopos;
- Gestão de tempo;
- Gestão de custos;
- Gestão de qualidade;
- Gestão de riscos;
- Gestão de equipes e comunicação.
Na prática, essas atribuições são, por exemplo: o recebimento do briefing da demanda e a discussão das primeiras ações a serem tomadas. Podemos citar também a definição de objetivos claros em cada projeto, a avaliação de todas as entregas necessárias, a priorização de tarefas mais estratégicas e a escolha de profissionais adequados para realizar cada uma das tarefas necessárias, além do gerenciamento de conflitos, do monitoramento e da avaliação do status do projeto.
Para colocar todas as tarefas citadas acima de forma bem-sucedida, o profissional precisa contar com determinadas competências. As quatro principais são:
- Liderança
Ao contrário de um chefe, o Gerente de Projetos é um líder. Ele conquista a confiança de seus colaboradores por meio da motivação, extraindo o que há de melhor em cada pessoa, além de se comunicar de forma assertiva.
- Comunicação
Essencial em qualquer trabalho feito em equipe, por meio dela, o GP transmite todas as mensagens necessárias para que cada colaborador compreenda sua tarefa de maneira clara. Feedbacks personalizados também integram essa boa comunicação.
- Disciplina
Responsabilidades são colocadas sobre o Gerente de Projetos. Assim, é preciso que o profissional tenha foco para saber gerenciar o tempo de cada atividade do projeto e guiar os colaboradores. Aqui vai uma dica: utilizar ferramentas de gerenciamento auxiliam nesse quesito.
- Organização
É fundamental ter controle total de várias questões, como objetivos, metas, custos, evolução de escopo e prazos. A constante busca pelo aprimoramento e desenvolvimento de habilidades também integram este tópico, pois bons profissionais que planejam se qualificar possuem mais chances de atender às demandas do mercado.
Ao contratar um Gerente de Projetos, tudo será feito de forma antecipada, evitando desperdício de recursos por meio do controle rígido, garantindo o andamento de cada projeto, delegando funções de forma adequada, aplicando corretamente os recursos financeiros definidos para cada projeto e lidando, principalmente, com qualquer imprevisto que aconteça.
Por isso, a S2M conta com uma área de processos de soluções de Escritório de Gerenciamentos e Gerente de Projetos para que a sua organização tenha excelência operacional, com redução de tempo e custo. Em seus mais de 20 anos de mercado, é comprometida com a inovação, por isso, oferece serviços sob medida para atender as necessidades do negócio.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais e contrate o Gerente de Projetos ideal para a sua empresa