O alto volume de entregas de obrigações acessórias, como EFD ICMS/IPI e EFD Contribuições, geram um grande estresse sobre a área fiscal de qualquer empresa. Isso porque em geral o processo de entrega dessas obrigações é feito de forma individual por um analista ou outro profissional responsável, seguindo processos manuais, repetitivos e sujeitos a erros humanos.
Em situações como essa, os arquivos são gerados dentro de uma solução fiscal ou mesmo no ERP corporativo e depois importados para os programas validadores do Fisco. Uma vez identificado pelo Fisco qualquer falha, é necessário fazer uma nova validação do arquivo e assiná-lo digitalmente, para efetuar a transmissão para a Receita Federal.
Após isso, cabe ao analista salvar os relatórios do PVA, os recibos de entrega e os arquivos que foram transmitidos, a fim de deixar tudo documentado.
Todo esse processo ocupa uma parcela importante de tempo dos profissionais, levando as empresas a perderem muito em produtividade. Além disso, por ser uma tarefa repetitiva, acaba por desmotivar os colaboradores envolvidos.
Mas não é somente os profissionais da área fiscal que sofrem com a execução manual das entregas das obrigações acessórias. Os funcionários da TI também recebem o impacto dessa atividade, pois cabe à eles cuidar da atualização dos programas validadores nos computadores utilizados nas entregas.
Por tudo isso é que contar com uma com uma solução fiscal em cloud que automatize todo o processo de entrega das obrigações acessórias agiliza a rotina de profissionais e, principalmente, oferece maior segurança fiscal para as empresas.
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A S2M, juntamente com a Synchro e o Instituto Information Management, estarão juntos nessa oportunidade para levar mais conhecimento sobre a automatização de processos fiscais e tirar todas as dúvidas em relação à implementação de soluções fiscais para uma nova rotina empresarial.
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