A automatização de processos de negócio, ou RPA da sigla em inglês, é comumente entendida como algo que se aplica somente a grandes corporações. Contudo essa é uma visão equivocada, pois empresas de menor porte têm muito a se beneficiar com essa tecnologia.
É preciso, antes de tudo, entender que o RPA veio para auxiliar em processos burocráticos, que apesar de serem exaustivos, são imprescindíveis para o funcionamento dos negócios em conformidade com leis e regulamentações.
Nesse contexto, podemos citar as obrigações acessórias relacionadas ao Governo, como o SPED e o eSocial, as quais impactam diretamente departamentos fiscais, contábeis e de Recursos Humanos.
RPA como grande aliado dentro e fora de crises
A necessidade de checagem de documentação é uma constante em diversos processos, um trabalho repetitivo que não pode admitir erros, tendo em vista as consequências negativas que podem recair sobre a empresa.
Mas, além destas questões de documentação, há ainda outros fatores que impulsionam a necessidade de mudança de paradigmas na forma como PMEs operam.
Especialmente em 2020, surgiram outras preocupações de como manter as atividades empresariais frente à obrigatoriedade do distanciamento social, a fim de evitar contaminação pelo Conoravírus.
Essa realidade trouxe à tona preocupações de como fazer a gestão remota dos colaboradores. Da mesma forma, o recrutamento online antes tido como opção, passou a ser o único meio possível.
Esse é apenas um exemplo de como em um cenário de crise, a automatização pode funcionar como um agente para recuperar rapidamente a produtividade perdida. A tecnologia elimina a frequência de retrabalhos e erros humanos.
Ou seja, as facilidades conquistadas pela robotização de processos podem ocupar diversos departamentos, integrando atividades e reduzindo a necessidade de intervenção humana.
O RPA tira o emprego das pessoas nas PMES?
Esse é outro conceito que deve ser revisto rapidamente.
Investir em renovação técnica é algo mandatório nos dias atuais. Basta observar mais uma vez a realidade imposta pela crise global devido à epidemia em 2020. E mesmo antes disso, a automatização ou robotização de processos, se preferir, já figurava como uma obrigatoriedade para melhorar a produtividade.
Especialistas defendem que a implementação de RPA nas pequenas e médias empresas possibilita a valorização de profissionais, tendo em vista que tarefas exaustivas e repetitivas passam a ser realizadas por softwares, deixando as equipes livres para funções mais estratégicas e motivadoras.
Os colaboradores podem ainda contar com o suporte das tecnologias de automação RPA para se desenvolverem cada vez mais, com excelência.
Nesse cenário, os ganhos são mútuos tanto para pessoas como para empresas.
Conheça o trabalho da S2M com RPAs
A S2M trabalha há 20 anos ajudando empresas a superarem desafios com tecnologia e simplicidade, transformando ideias em soluções inovadoras.
A robotização de processos é uma das principais ofertas da S2M. As soluções disponibilizadas atendem organizações de todos os portes, pois cada projeto é desenhado de acordo com as expectativas do cliente.
Possuímos uma metodologia de mapeamento de processos que antecede a implementação de RPAs, com o objetivo de construir uma solução que seja realmente funcional para eliminar gargalos operacionais e levar os clientes a um novo patamar em termos de produtividade.
Consulte os nossos especialistas e saiba mais!