Conciliação Fiscal x Contábil

Conciliação Fiscal x Contábil e seus benefícios

No mundo empresarial, a Conciliação Fiscal é o processo de apuração dos exercícios fiscais feitos pela empresa.

Esse processo tem, basicamente, a função de conferir os dados referentes às atividades fiscais que serão transmitidos pela companhia à Receita Federal. Ou seja, serve para assegurar a conformidade das obrigações acessórias.

Na prática, esse procedimento consiste em fazer a conciliação entre os movimentos fiscais realizados pela empresa e a sua escrituração contábil, a fim de verificar se as informações conferem entre si.

Fiscal 1

Por que Conciliação Fiscal é tão importante hoje em dia?

Com o advento da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), em que o Fisco evoluiu na forma de apurar e acompanhar as declarações, hoje é mais comum o trabalho de Conciliação Fiscal nas empresas.

Afinal, o Fisco faz o cruzamento das informações de todas as áreas da organização, deixando mais expostos erros cometidos no preenchimento das obrigações legais, o que leva as empresas a serem penalizadas.

Por isso, a conferência das informações fiscais tem ganhado cada vez mais importância nas estratégias de gestão atuais.

Como a Conciliação Fiscal ajuda as empresas?

Pensamento fiscal

Trabalhar a gestão tributária de uma empresa sem se sujeitar a revisar os exercícios fiscais é uma atitude arriscada. Quem assume esse tipo de postura pode se deparar com uma margem de erro alta na hora de fazer a entrega da ECF.

É comum nesse momento aparecerem falhas como: erros de emissão da nota fiscal, inversão de valores, falhas cadastrais na escrituração de documentos, etc. Tudo isso representa uma grande ameaça à saúde financeira do negócio e muitas vezes exige rever serviços já finalizados.

O principal vilão nesse contexto é o fluxo de entrada e saída desses dados, visto que o seu lançamento no sistema das empresas é antagonizado pelo seu extenso volume de informação.

Ou seja, prestar contas das operações da empresa de acordo com as exigências do Fisco não é uma tarefa simples, e por essa razão, a Conciliação Fiscal é um procedimento indispensável a qualquer tamanho de negócio.

É a partir dela que se assegura a troca de informação entre um setor e o principal sistema de gestão da empresa, de onde saem as declarações ao Fisco, como a ECF.

A Conciliação Fiscal, portanto, garante a exatidão dos informes da empresa!

Benefícios da Conciliação Fiscal x Contábil

grafico

Como vimos, realizar a conciliação fiscal e contábil regularmente possibilita maior qualidade na entrega das obrigações acessórias e propicia a análise da realidade financeira, impactando positivamente na Compliance das empresas.

A Conciliação Fiscal também promove apoio às auditorias legais, já que estabelece uma rede de dados confiável dentro do domínio da empresa. Além disso, favorece o foco da equipe para a definição de novos planos de gestão.

Diante disso, é notável que esse é um trabalho chave para o crescimento saudável, e consequente permanência de uma organização no seu mercado de atuação.

Como fazer a Conciliação
Fiscal x Contábil

Para realizar a Conciliação Fiscal, a empresa deve contar com um profissional qualificado munido de tecnologia específica para esse fim. Desta forma, é possível realizar essa tarefa de forma frequente e automática.

Gostaria de saber mais sobre esse tema? 

Últimos Posts

Se você possui alguma dúvida, sugestão ou deseja falar com o nosso time, não hesite em nos contatar.

Categorias

S2M Consultoria Synchro
s2m.com.br
Online

Fale com a gente pelo WhatsApp

;