Para ganhar competitividade, as organizações têm apostado forte na sua gestão de processos, o que não é à toa, já que esse é um procedimento que está diretamente ligado à produção.
Isso porque, ao contrário do que vários pensam, essa metodologia contribui com muito além da administração de recursos e fluxo de atividades, sendo capaz de impactar toda a cadeia produtiva da empresa de forma positiva, quando aplicada adequadamente. Apenas esses motivos já a tornam muito popular nas companhias de todos os portes – desde as pequenas até as grandes corporações.
Ainda que o cenário atual do mercado esteja exigindo uma postura ainda sólida por parte das empresas, a gestão de processos te ajuda nesse cenário, para alinhar as atividades internas ao compliance.
Como uma gestão de processos eficiente transforma a sua empresa
A gestão de processos tem como principal objetivo ampliar os resultados da companhia a partir da sistematização de suas atividades. Isso porque é uma metodologia destinada à moderação de processos internos e externos de uma empresa.
Por meio dela se alinha toda a cadeia produtiva, centralizando o controle das tarefas. Fazendo assim, uma abordagem mais dinâmica e eficaz tanto na logística quanto na interação entre um processo e outro, favorecendo o compliance com as obrigações diárias.
É por essa razão que as empresas que buscam maior rendimento têm investido tanto em uma boa gestão, já que um gerenciamento de qualidade traz benefícios gerais para a companhia, agregando seu valor competente. Dentre eles, podemos destacar alguns como:
- Conformidade nas atividades;
- Reavaliação de processos pouco eficientes e otimização deles;
- Bom aproveitamento dos recursos e esforços;
- Adequação do modelo de negócio às demandas do mercado;
- Organização assertiva do cenário empresarial;
- Redução de custos operacionais;
- Direcionamento para novos investimentos;
- Elaboração de novos planos estratégicos;
- Localização das possibilidades de automatização.
Dessa forma, as empresas se beneficiam tanto de melhorias operacionais quanto organizacionais, já que os colaboradores também são privilegiados com a adoção dessa metodologia, contando com um briefing mais claro sobre as questões e objetivos atuais da empresa, o que também gera mais engajamento dos times.
Quais os riscos da falta de gestão de processos para um negócio
Apesar de tudo, também é importante se atentar aos prejuízos que a falta de uma gestão eficiente causa, como inflexibilidade, por exemplo, o que é uma condição altamente prejudicial para um empreendimento. É preciso saber que não conseguir adaptar o negócio às métricas requeridas pelo mercado e pelos clientes significa comprometê-lo e perder competitividade.
Outro fator para se levar em consideração é a irregularidade que uma empresa sem um controle assertivo dos seus processos acaba se sujeitando, o que estimula imprevisibilidades no desenvolvimento das atividades diárias e até das obrigações legais, afetando o ritmo do negócio.
Outros fatores que são decorrentes da falta de gestão de processos são:
- Falta de visão estratégica;
- Comunicação pouco clara entre as etapas de cada processo;
- Informações apuradas não condizentes com a realidade da empresa;
- Falta de transparência nas análises administrativas;
- Insegurança na apuração de dados;
- Falta de precisão com as responsabilidades fiscais;
- Planos de negócio pouco funcionais;
- Despesas adicionais não previstas;
- Pouca assertividade na cadeia de produção.
Diante disso, fica claro que a gestão de processos é indispensável para as organizações, e demanda a atenção do board, uma vez que essa é uma metodologia que regula a escalabilidade de um modelo de negócio, incentivando o uso de boas práticas.
Conheça a S2M e a tenha como parceira
A S2M oferece soluções baseadas em tecnologia de ponta focada em otimizar a performance profissional das empresas.
Clique aqui para conhecer o trabalho da nossa equipe reconhecido pelo mercado pela sua qualidade de entrega há mais de 20 anos, ou fale direto com um dos nossos especialistas e saiba mais!